FANDOM


Chaves
5e5414ef6362114ae2ab78c97bd66285

Nome Original

El Chavo

Dublador

México Jesús Guzmán
Brasil Tatá Guarnieri Brasil Daniel Müller

Morada

Mora na casa nº 8 da vila e em seu barril

Família

Desconhecida

Primeira Aparição

Os Balões

El Chavo del Ocho (Chaves (nome no Brasil) ou Xavier (nome em Portugal), nome real desconhecido) é o protagonista da série de animação Chaves em Desenho Animado, baseada na antiga série de mesmo nome (El Chavo del Ocho). Por ser um garoto muito pobre, mora num barril, em uma pequena vila.

Aparência Editar

Chaves é um garoto de 7 anos que sempre usa uma camisa branca com listras alaranjadas, uma calça amarela com alças laranjas segurando ela, um chapéu xadrez com tons de verde e sapatos marrons, possivelmente de couro, com meias brancas e velhas.

Personalidade Editar

Sua personalidade demonstra uma certa ingenuidade, mas que às vezes é tamanha que parece ironia ou sarcasmo, o que irrita as pessoas, principalmente o Seu Madruga. Apesar de sempre ser chamado de Chaves, não é este seu verdadeiro nome, o qual nunca é revelado, devido à interrupções não intencionadas de outros personagens quando está prestes a ser pronunciado.

Possui um grande coração, mas é sempre incompreendido por todos e também vive levando a culpa por tudo o que acontece na vila, daí um de seus principais bordões: "ninguém tem paciência comigo". É capaz de suportar vários dias sem comer nada, mesmo assim possui um apetite tão grande quanto ou maior que o do Nhonho, sendo capaz de comer bolos e até frangos inteiros e em poucos minutos. Seu melhor amigo é Quico, embora este viva tentando humilhá-lo e ambos estejam sempre brigando.

Outra característica curiosa é que toda vez que fica muito assustado ele tem um "piripaque", ou seja, fica totalmente paralisado com o corpo ligeiramente agachado, o rosto voltado para a frente, um braço apontando para o chão e o outro meio levantado. Aparentemente perde a consciência e só volta a si quando lhe jogam água no rosto.

Atualmente Chaves está mais inteligente e menos burro, fazendo com que Quico fique com inveja, mas toda vez que Chaves mostra que é inteligente ,Quico grita: Ai Cale-se, Cale-se, cale-se, Você me deixa loooouuuco! e Chaves responde: Ninguém tem paciência comigo!

Vida Editar

Download (1)

Chaves juntamente à Nhonho e Quico.

Um pobre orfão morto de fome chamado de Chaves (este é um apelido, já que ninguém sabe seu nome) vive em uma pequena vila, em um barril, onde também costuma guardar seu brinquedos, feitos de sucata. Ele sempre acaba se metendo em confusão com os vários moradores da vila, e às vezes ele acaba arranjando confusão com quem vem visitar a vila também, como o Seu Barriga, que sempre recebe uma pancada de Chaves ao chegar. Por ser um morto de fome, muitas vezes está atrás de comida, sendo seu lanche preferido um sanduíche de presunto e algumas vezes ele consegue comer.

Relações com outros personagens Editar

Chaves é uma criança feliz, ingênua e humilde, que apesar de viver em desavenças com os outros inquilinos e aborrecê-los (em especial o Seu Madruga) por suas constantes trapalhadas e enganos, não considera nenhum deles como inimigos e demonstra vontade de ser amigo de todos, até de pessoas com quem ele não tem intimidade, como as Donas Florinda e Clotilde (apesar de quase sempre temer Dona Florinda por sua personalidade forte e Dona Clotilde por crer que ela seja uma perigosa feiticeira).

  • Quico: É seu melhor amigo e principal companheiro em brincadeiras, mas isso não impede Quico de tratá-lo com inveja e egoísmo. O bochechudo sempre se diverte negando a Chaves seus brinquedos e lanches. Sua forma de punir o Quico é quase sempre com uma combinação de três socos, que o mandam ao chão. Às vezes, o Chaves pune o Quico com vassouradas, boladas e pontapés. Chaves também costuma perseguir Quico, quando este zomba dele ou o acerta intencionalmente, terminando assim por Quico fugir e Chaves ir atrás. A situação em geral é finalizada quando Chaves acerta alguém (como Senhor Barriga, Professor Girafales e principalmente Seu Madruga) no lugar de Quico, sendo repreendido; ou de fato acertando o filho de Dona Florinda com três socos. Em último caso, o Seu Madruga aparta as brigas entre os dois garotos e dá uma bronca no Chaves. Um dos fatos mais cômicos entre os dois é quando Seu Madruga dá dinheiro a Chaves para que este o ajude em alguma tarefa (como regar um pé de alguma planta); Chaves sempre faz a tarefa de forma errada (no caso, regando os pés do Seu Madruga), e logo depois conta ao Quico que ganhou dinheiro de seu Madruga por ter feito a tarefa; Quico, querendo provar que pode fazer o mesmo, também realiza a tarefa de forma errada e é punido pelo Seu Madruga.
  • Seu Madruga: Os dois são amigos e o Seu Madruga (apesar de ser o personagem que mais agride o garoto órfão) é quase tão íntimo dele quanto é da Chiquinha, sendo uma figura paterna para o menino. Há desavenças entre os dois, quase sempre devido às trapalhadas do Chaves e devido ao fato do viúvo ser a principal vítima destas travessuras cometidas pelo garoto órfão. Como mostrado na série original, o Seu Madruga castiga o Chaves com cascudos na cabeça toda vez que o garoto o acerta no lugar do Quico, ou quando o Chaves faz perguntas ridículas sobre sua avó. Depois que esbofeteia o Seu Madruga por algo que ele tenha ou não feito a ela ou ao Quico, a Dona Florinda diz a ele que cometa o mesmo com sua avó (por exemplo: "E da próxima vez, vá colocar apelidos na sua avó!"). Depois disto, o Chaves se aproxima do Seu Madruga e pergunta sobre a avó dele, com relação à frase de Dona Florinda ("Seu Madruga, não ficaria bem para sua avozinha o apelido de ameixa seca?"). O Seu Madruga aplica um cascudo no Chaves e faz uma piada relacionada a pergunta do Chaves ("Só não te dou outra porque ameixa seca é o apelido da minha avozinha!").
  • Dona Florinda: A relação de Chaves com Florinda é semelhante à dele para com Madruga (pelo fato de ambos repreenderem Chaves constantemente), tirando a intimidade. Florinda o considera tão parte da gentalha como Madruga, devido à condição social destes. Costuma dar referências à sua postura e educação, além de expulsá-lo de sua casa sempre que ele entra sem ser convidado ou come algum alimento indevido (geralmente demonstrando-se esfomeado). Dona Florinda também critica Quico por ter amizade com Chaves e é raro ver ambos amistosamente. No entanto, há momentos em que Florinda se compadece de Chaves, inclusive quando ele passa a trabalhar como garçom em seu restaurante, ganhando um salário fixo.
  • Senhor Barriga: A relação entre os dois tem seu ponto forte no fato do Chaves acertá-lo com um golpe, sempre que o Senhor Barriga entra na vila. Chaves também, por burrice, sempre o aborrece com referências à sua obesidade. Apesar de tudo, Sr. Barriga tem uma grande compaixão para com Chaves e o ajuda, sempre que pode. Por exemplo, quando leva Chaves para Acapulco, ao cinema ou o hospeda em sua casa, junto com os outros moradores. Outra mostra de compaixão é quando o Senhor Barriga defende o Chaves dos cascudos aplicados pelo Seu Madruga. É por isto que o Chaves afirma sobre o Sr Barriga o seguinte: o que ele tem de gordo, tem de bondoso.
  • Dona Clotilde: O convívio entre os dois é semelhante ao dela para com as demais crianças (e às vezes com alguns adultos). Por ser uma senhora de idade, Clotilde sofre com piadas ligadas à isto, além das crianças acreditarem que seja uma bruxa, em alusão à sua aparência velha e excêntrica, ganhando o apelido de "Bruxa do 71". Chaves, assim como as demais crianças da vila, tem um medo quase alienígena dela, mesmo ela afirmando que não é uma bruxa. Sempre que fica assustado por algo dito ou feito por Clotilde (como em episódios em que a "bruxa" é a personagem central), Chaves tem seu clássico piripaque e fica paralisado, até que alguém jogue água em seu rosto. Em outras situações, Chaves costuma prestar serviços à Dona Clotilde e parece ser bem tratado por esta, visto que a Dona Clotilde é muito mais generosa e humilde do que a Dona Florinda.
  • Professor Girafales: Se relacionam da mesma maneira que Girafales trata as outras crianças, já que é o professor delas. Girafales acredita no potencial de Chaves e vê nele (assim como em outras crianças) o futuro da pátria. Mesmo assim, Chaves costuma irritá-lo fazendo piadas em alusão à sua altura ("Professor Linguiça" é a mais comum de todas), assim como repetidamente falando asneiras quanto a assuntos envolvendo conhecimentos gerais. Além disso, Girafales é a maior vítima das ofensas de Chaves que ocorrem sempre quando várias pessoas discutem muito alto e todas ao mesmo tempo (geralmente em sala de aula). E quando o Professor finalmente exige silêncio, Chaves é pego falando sozinho coisas como: E tudo isso porque o professor tem essa cara de besta! Por Chaves ser um tanto distraído e carente de muitas coisas, Girafales procura ser compreensivo para com ele, mais do que a própria Dona Florinda.
  • Nhonho: São amigos que sempre brincam quando o Nhonho vai à vila, mas em alguns episódios, o Nhonho nega comida ao Chaves mesmo tendo de sobra, como churros, ovos, sanduíches e tortas, além do Nhonho ser alvo de piadas constantes do Chaves sobre seu peso, o que gera brigas entre os dois. A forma do Nhonho punir o Chaves é dando-lhe barrigadas que o jogam longe. Em alguns raríssimos episódios, o Chaves já puniu o Nhonho com três socos (da mesma maneira que o Chaves pune o Quico). No desenho, é um dos melhores amigos do Chaves.
  • Pópis: Na série original, os dois têm uma amizade similar a que o Chaves tem com o Quico, exceto que menos agravante, com Pópis mesmo se compadecendo do menino em alguns momentos. No desenho, na ausência da Chiquinha, Pópis assume vários dos traços dela, inclusive tendo o mesmo tipo de relação com Chaves, com uma queda não-correspondida.
  • Paty: Garota pela qual o Chaves é apaixonado, às vezes brigando com o Quico pela atenção dela, e enciumando a Chiquinha, que faz de tudo para o menino do barril prestar mais atenção nela que na Paty. No seriado, por vezes o amor vem só da parte de Chaves, já que Paty não esboça tanta reação e apenas aceita as investidas amorosas; mas no desenho, o sentimento é mútuo. Chaves pode mesmo ficar deprimido se perceber que magoou Paty ou se ela não acredita nele.
  • Godinez: São raros os momentos em que Godinez esboça ter alguma relação menos superficial com outros personagens, já que a maioria de suas cenas acontecem na sala de aula, mas ele possui algumas semelhanças para com Chaves, uma vez que é igualmente avoado e diz coisas sem nexo em aula. Fora dela, Godinez não costuma aparecer muito, mas apesar de defender Chaves quase sempre, já houve desavenças entre eles. Curiosamente, os intérpretes de Chaves e Godinez(respectivamente, Roberto e Horácio Bolaños) são irmãos na vida real.
  • Jaiminho: Carteiro amigo do Chaves que sempre que entra na vila também é recebido com uma pancada. Diz que é natural da cidade de Tangamandápio. Entrega as cartas na vila em vários episódios. Preguiçoso sempre inventa desculpas para outros entregarem as cartas por ele mesmo.